Muitas cervejarias utilizam diversos tipos de mangueira para cerveja, levedura e outros produtos, mas nem sempre as mangueiras utilizadas são apropriadas para o fim a que se destinam.
As mangueiras são submetidas constantemente a todo tipo de carga em seu processo de trabalho como; influências da temperatura, torção, choque, dobras, pressão, atrito com o piso, exposição ao sol e a grandes variações de temperaturas dentre outros.
Por este motivo é fundamental ter um bom conhecimento do produto a que se destina e o material correto da mangueira para não haver contaminação no transporte do produto.
Além disso deve-se considerar todas as influências dos meios potenciais a serem transportados, assim como as influências do processo de produção e limpeza (para o tubo interno, reforço e cobertura).
Para saber qual é a mangueira ideal para cada processo você deve levar em consideração a construção da mangueira, a composição dos materiais utilizados, a sua utilização, manutenção e limpeza.
Estrutura da mangueira para cerveja
A estrutura de uma mangueira para cerveja compreende-se em três elementos: tubo interno, reforço e cobertura.
- Tubo interno (alma): Deve resistir às várias exigências do uso na prática. Para isso considere a compatibilidade com o produto a ser transportado, resistência a produtos de limpeza, alcalinos ou oxidantes, resistência a esterilização e à alta carga térmica (passagem de água quente e vapor), sua atoxidade, resistência a esforços físicos e mecânicos.
- Reforço: A mangueira deve possuir boa resistência à pressão e/ ou vácuo e a outros esforços mecânicos para a qual foi especificada. Também deve suportar a altas temperaturas do uso do vapor para sua higienização.
- Cobertura: O revestimento externo ou cobertura da mangueira, tem como função proteger o reforço, razão pela qual se deve resistir a qualquer ação agressiva do meio externo (abrasão, intempéries, cortes, produtos químicos, etc). A sua cor deve atender às necessidades da cervejaria.
Atualmente existe uma grande variedade de mangueiras atóxicas no mercado para utilizar em processos cervejeiros, e encontrar esta combinação correta entre composição, temperatura suportada, pressão de trabalho e não atoxidade exige conhecimento técnico de ambos e um contato permanente com o mercado frente as novidades.
Na compra da mangueira solicite o máximo de informações possível ao fornecedor, garantindo desta forma um produto de qualidade para a fabricação da cerveja e outros produtos alimentícios.