Ftalatos são esteres de ácido ftálico e são utilizados principalmente como plastificantes (substâncias adicionadas aos plásticos e borracha para aumentar a sua flexibilidade, transparência, durabilidade e longevidade). Eles são divididos em grupos distintos, com diferentes aplicações, e propriedades toxicológicas.
São utilizados principalmente para amolecer o PVC e borracha, estão sendo substituídos gradualmente em muitos produtos no Estados Unidos, Canadá e União Europeia sobre questões de saúde.
Estudos Suecos de 2012 descobriram que Ftalatos podem ser ingeridos não só de alimentos, mas também através da respiração e da pele.
A exposição aos Ftalatos pode ser de maneira direta ou indireta. Acredita-se que a principal fonte de absorção na população em geral é com alimentos gordurosos, como leite, manteiga e carnes industrializadas.
As crianças são particularmente mais suscetíveis à exposição devido ao seu comportamento de morder produtos de higiene e principalmente alimentação.
Os Ftalatos causam uma larga série de problemas adversos à saúde, incluindo danos ao fígado, aos rins e ao pulmão bem como anormalidades no sistema reprodutivo e o desenvolvimento sexual.
Os ftalatos são classificados como “prováveis carcinogênicos humanos.
Nossas mangueiras atóxicas alimentícias são fabricadas sem Ftalato, que é um dos componentes que causam riscos e sérios danos a saúde humana, e também alteram o sabor e o cheiro dos produtos alimentícios.
Na indústria de alimentos, esta mangueira é imprescindível para o bom funcionamento do processo de sucção e descarga de fluidos alimentícios, considerada no segmento, um elemento fundamental para garantir a higiene na passagem dos alimentos de forma segura protegendo-os de pequenos resíduos e a total proteção contra contaminações e absorções tóxicas, bem como qualquer tipo de gosto ou cheiro.